Extrato de Algas Marinhas – Alternativa Orgânica x Fertilizantes Químicos

Cultivo de algas
Você conhece o extrato de algas marinhas?Caso você nunca tenha ouvido falar, o extrato de algas marinhas é um composto retirado das algas e que possui diversos nutrientes em sua composição. Antigamente acreditávamos que as únicas aplicações do extrato de algas marinhas estavam alocadas nas áreas de auxiliar os cuidados com a pele e com o cabelo. Entretanto, existem muitas outras aplicações. E por isso, hoje iremos abordar as novas aplicações que estão do extrato das algas marinhas e os seus impactos para a economia e sociedade em geral. Neste post iremos priorizar uma das soluções que está sendo considerada a nova aplicação sustentável ambiental e economicamente interessante do uso das algas. O seu uso como alternativa orgânica para substituir os atuais fertilizantes químicos.

O que são as Algas Marinhas?

As algas marinhas são organismos que tem como principal função a produção e liberação de oxigênio. Por mais incrível que pareça, esses organismos estão muito ligados ao nosso dia a dia. Um bom exemplo da presença das algas está no que comemos. Afinal, a comida Japonesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, aumentando o consumo de algas proporcionalmente…Outro forma de encontrar as algas é indo em uma praia e observando a areia. As algas se movimentam por meio de filamentos, e esses filamentos são ‘conduzidos’ pelo mar, que por sua vez são trazidos pelas marés até a areia.Entretanto, às vezes acabamos não valorizando e achando que as algas não possuem utilidade. Entretanto, é um grande engano que cometemos. Algas marinhas tem um papel importante na absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio para a atmosfera, além de já seremutilizadas em diversas aplicações de nosso dia a dia:

Aplicações das Algas Marinhas:

Algas marinhas são importante fonte de polissacarídeos que servem de aditivos emulsificantes e geleificantes para a fabricação de comséticos, alimentos e medicamentos.  Outra aplicação do extrato de algas marinhas é a recuperação do tecido epitelial. Por isso, muitas vezes encontramos cremes e hidratantes naturais compostos por extrato de algas, já que as algas possuem nutrientes que beneficiam a saúde da pele.Na  Algastech, vamos trabalhar com uma aplicação que tem ganhado cada vez mais espaço no uso do extrato das Algas Marinhas: a possibilidade de substituir fertilizantes químicos por um fertilizante natural a base de algas marinhas.Mas antes de comentar sobre esta incrível possibilidade, precisamos primeiro explicar o que é um fertilizante químico e porque ele é um grande problema.

O que é um fertilizante químico e seus usos:

Os fertilizantes químicos são espécies de ‘dopping’ na agricultura. A função dele é acelerar os processos de crescimento da plantação, e assim, agilizar o processo de colheita. De modo prático, ele entrega os nutrientes que a plantação precisa, e assim, ela irá crescer de forma mais rápida. Os seus usos vão variar, mas geralmente se enquadram em qualquer tipo de lavoura, e esse é o grande problema, a acessibilidade e o uso em excesso. No Brasil e no mundo o uso está crescendo cada vez mais, em um dado divulgado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), foi apresentado que em 2019 o Brasil aumentou o seu mercado de fertilizantes em +2,1% em comparação a 2018. Mesmo parecendo um aumento ‘pequeno’, esse dado é maior do que imaginamos. Esse aumento representou cerca de +700 mil toneladas de fertilizantes entregue no país.

‘Mas quais são os problemas que o fertilizante causa em nossas vidas?

Os efeitos são graves e impactam diretamente as nossas vidas… Entre todos esses efeitos e pontos que nos prejudicam, podemos citar os principais:Assim, como nós iremos ser os consumidores da comida que foi plantada, seremos afetados de forma direta pelo que foi usado no plantio. Por isso, se o uso é feito de forma excessiva, podemos acabar contaminados pelas toxinas.A outra parte afetada é o meio ambiente: O uso do fertilizante pode acabar deixar o solo infértil e degradado. No longo prazo, se as nossas terras estiverem desgastadas e inférteis, nós podemos sofrer com uma grande falta de alimentos…Esses são alguns dos grandes problemas que podemos ter se o uso do fertilizante químico continuar por um longo período.Entretanto, temos uma possibilidade de solucionar este problema aqui mesmo no Brasil.Fertilizante Orgânico:
O fertilizante orgânico é um modelo de fertilizante que não utiliza a quantidade de toxinas e os compostos do modelo anterior. Assim como o químico, o modelo de fertilizante orgânico possui exatamente a mesma função e em muitos casos geram os mesmos resultados…O grande problema destes fertilizantes é em relação ao preço e a sua disponibilidade. Por ser feito com bastante preocupação nos compostos, acaba que a sua fabricação e preço são seus pontos críticos.Tudo que é feito sob um cuidado maior, geralmente acaba tendo uma produção menor. E como a agricultura é muito forte no Brasil, se torna praticamente inviável suprir toda a demanda do mercado com os fertilizantes naturais. E por isso, os grandes agricultores acabam recorrendo aos modelos químicos…Assim como a produção ser menor, o preço tende a ser maior. E quando um preço tem uma diferença grande sob o outro e os mesmos resultados, possivelmente os agricultores vão escolher no que é mais barato. Atualmente, esses são os dois maiores problemas deste fertilizante: preço e disponibilidade…

Porém, nada está perdido…

Com a solução a ser trazida pela Algastech, esse cenário pode mudar!O que é o Kappaphycus alvarezii?
DCIM\104GOPRO
Essa é uma espécie de algas vermelhas que cada vez mais vem sendo estudada por suas múltiplas aplicações. Essa espécie já vem sendo muito utilizada nos setores alimentícios e estéticos. O grande ‘poder’ do extrato dessa espécie está na sua composição… Ela possui um alto índice de nutrientes, como por exemplo a Carragenana.Como já foi ressaltado, Carragenana é um componente de alta importância para a indústria de cosméticos e alimentícia, e que é apresentado em abundância nesta espécie. Além desse componente, a espécie é rica em proteínas e vitaminas, em especial a vitamina K e diversos fitohormônios que ajudam no aumento da produção de culturas de imprt^Çancia agronômica como soja, milho, café e hortaliças….São por esses benefícios e possibilidades que a Algastech está se estruturando para cultivar em larga escala esta espécie, e assim, pretende abastecer de forma sustentável o mercado de biofertilizantes.

Quem é a Algastech?

A AlgasTech é uma StartUp brasileira focada em inovação nos setores de biotecnologia e agricultura. A empresa possui o foco de resolver problemas de sustentabilidade usando a tecnologia e a inovação como as principais ferramentas.

Projeto de Fertilizante usando o Extrato das Algas Marinhas:

Cultivando, desenvolvendo e produzindo o extrato da espécie Kappaphycus alvarezii, a Algastech acredita que poderá solucionar um dos grandes gargalos do agronegócio brasileiro que são os altos custos dos fertilizantes e insumos importados.Por isso, a empresa está trabalhando em um projeto para desenvolver um fertilizante funcional e de baixo custo, com foco em suprir a demanda da produção interna do país. Desta forma, os custos dos produtores diminuirão e o uso de fertilizantes orgânicos poderá ser expandido.Assim, com essa possível redução nos valores, os consumidores terão acesso a um alimento mais seguro, livre de agrotóxicos e com preços mais acessíveis.Este é um projeto em desenvolvimento e que visa consolidar o cultivo de algas marinhas como uma das novas vertentes do agronegócio brasileiro. Algas marinhas são uma das soluções para os grandes desafios que temos de enfrentar como mudanças climáticas e segurança alimentar.Para você conhecer melhor o projeto de fertilizante usando algas marinhas, visite o nosso site  ou vá direto neste link(Clique Aqui para Acessar o Vídeo de Apresentação do Projeto Algastech)

E antes de concluirmos, iremos fazer um breve resumo do conteúdo que você aprendeu hoje:

  • Conceito de Algas Marinhas
  • Funções das Algas e seu impacto em nossas vidas
  • Conceito de Fertilizante Químico e os seus usos em nosso dia a dia
  • ‘Mas quais são os problemas que o fertilizante causa em nossas vidas?
  • Consequências do Excesso de utilização dos Fertilizantes
  • Conceito de Fertilizante Orgânico e os seus usos
  • Empresa Algasrech
  • O que é o Kappaphycus alvarezii?
  • Projeto de Fertilizantes com o Extrato de Algas
Entretanto, caso você possua alguma dúvida, deixe nos comentários!

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.