Então conheça o poder das algas!Com certeza você já deve ter ouvido falar ou até mesmo lido algum alerta sobre a importância de se diminuir o consumo de sal, mas você sabe o porquê? O cloreto de sódio (Nacl) é o principal componente do sal marinho e está presente em nossa alimentação diária, embora o sódio seja o responsável pelo controle de líquidos do nosso corpo e também pela regulação da pressão arterial, seu excesso pode causar problemas de saúde como:
- Hipertensão
- Cálculo renal
- Envelhecimento precoce
- Osteoporose
- Esclerose múltipla, entre outras doenças
Apesar dos riscos, o consumo desenfreado do sal já é uma realidade em muitos países, como é o caso do Brasil. Para se ter uma ideia, o país é um dos que mais consome sal no mundo, pesquisas recentes mostram que o brasileiro ingere o dobro da quantidade recomendada, ultrapassando e muito a orientação máxima de 5g diária ou 2g de sódio, considerada ideal pela OMS- Organização Mundial da Saúde. Um estudo realizado pela Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, apontou que o brasileiro consome cerca de 9,8g de sal diariamente.Mesmo com um número elevado e alertas de Sociedades ligadas a saúde, o índice de pessoas que possuem problemas devido ao excesso de sal no Brasil aumentaram nos últimos anos, uma das causas é que o sal é o principal tempero do brasileiro, além de estar presente em boa parte dos produtos industrializados vendidos. Ou seja, ainda que haja uma diminuição do consumo de sódio nos alimentos caseiros, pode haver excesso nos produtos encontrados no mercado.A pergunta que fica é: como diminuir o consumo de sal sem alterar o sabor dos alimentos? Afinal, ele está presente na mesa dos brasileiros há gerações, sendo difícil apenas retirá-lo do nosso cardápio. A resposta é simples, basta substituí-lo, isso mesmo, já pensou em substituir o sal por uma fonte mais saudável e sem comprometer o sabor? Pois bem, você já pode!Uma das alternativas mais confiáveis e que vem conquistando paladares mundo afora é o sal oriundo de algas, ao contrário dos outros tipos de sal, como os chamados “Sais finos” (Sal-gema, sal rosa), o sal presente na alga possuí menos sódio e mais nutrientes.
Alga como substituto do sal na alimentaçãoAntes de mais nada é importante lembrar que o consumo de alga existe a milênios, principalmente na culinária de regiões costeiras da Ásia oriental. Por aqui, está aos poucos conquistando o seu espaço e a mesa dos brasileiros.Recentemente alguns estudos tem apontado os mais variados benefícios em acrescentar alga na alimentação diária, em especial a alga vermelha
Kappaphycus Alvarezii, e com razão, ela é rica em flavonoides, carotenoides magnésio, ômega 3 e fibras, auxiliando inclusive na perda de peso.O que pouca gente sabe é que as algas são ricas em sais minerais, para se ter uma ideia, elas possuem 92 dos 102 sais minerais existentes, o que faz com que sejam uma ótima alternativa na substituição do sal, deixando também nossa alimentação mais nutritiva. Dois desses sais presentes nas algas são: Potássio e magnésio, são eles os responsáveis por manter o sabor, mas sem o excesso de sódio.Assim, é possível, por exemplo, usar a alga vermelha para temperar saladas, massas, aquela pipoca e até mesmo a dar um gostinho especial para aquele molho, ah! e tem mais, as algas são capazes de deixar o sabor mais acentuando, funcionando inclusive como um ótimo tempero dando um “ar” mais fresco ao alimento.Você ainda pode reduzir o sal de alimentos salgados, secando ou assando carnes e vegetais com algas em flocos. Confira outras vantagens do uso de alga no lugar do sal:
- A alga possuí baixa quantidade de sódio
- Não possuí o sabor amargo do sal de mesa, quando
o mesmo é usado em excesso
- Apesar da baixa concentração de sódio, possui essência salgada
- Possuí compostos orgânicos como os fitonutrientes.
(compostos bioativos encontradas em vegetais)
- Por ter propriedades antioxidante diminuí o excesso de peso
Na indústria já há planos para substituição do sal em alguns produtos vendidos. Um projeto da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, integrada no Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, já desenvolve receitas de pães com alga no lugar do sal. A meta é tornar os pães mais saudáveis e oferecer uma alimentação para quem tem problemas relacionados ao excesso sódio, por exemplo.E então, agora que já conhece os benefícios da alga, que tal ter uma alimentação mais saudável hoje?